EDUCAÇÃO

Aulas presenciais devem voltar em oito estados a partir desta semana

Por Brasil 61/ R7 06/10/2020 - 06:50

ACESSIBILIDADE

Brasil 61
Retorno das atividades na educação deixa professores e pais apreensivos
Retorno das atividades na educação deixa professores e pais apreensivos

As aulas presenciais podem voltar em oito estados do país a partir desta semana, após fechamento das escolas por causa da pandemia do Covid-19.

No Pará e no Rio Grande do Sul, as aulas presenciais voltaram nesta segunda-feira (5). Nesta terça, 6, é a vez da retomada para o ensino médio de Pernambuco. Na quarta-feira (7), reabrem as escolas do estado de São Paulo. No Espírito Santo e em Santa Catarina, o retorno está previsto para 13 de outubro. Em Minas Gerais e no Piauí, as aulas voltam no dia 19.

O Amazonas foi o primeiro estado a reabrir as escolas estaduais, ainda em 10 de agosto. Acre, Distrito Federal e Rio Grande do Norte não devem retornar este ano. As demais unidades da federação seguem sem previsão de volta.

Na maior parte dos estados, a volta às atividades presenciais deve ocorrer de forma parcial, isto é, apenas para algumas séries, ou em revezamento dos alunos por dias da semana. 

O retorno das atividades presenciais na próxima quarta-feira (7) em São Paulo gera apreensão entre os profissionais de ensino e pais de alunos.

Luiz Antonio Barbagli, presidente do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) destaca que a associação é contra o retorno presencial. "A pandemia ainda não está controlada e juntar alunos e professores por muito tempo em um mesmo ambiente pode aumentar a transmissão da doença", avalia.

Outro ponto destacado pelo Sinpro é a diferença de posicionamento das escolas particulares. "Cada um entende como deve voltar, tem escola que não tinha atividade extracurriculares e agora 'inventou', outras só farão acolhimento e ainda tem aquelas que não vão retornar, acreditamos que o ideal seria voltar em 2021."


Encontrou algum erro? Entre em contato